CARTA APOSTÓLICA
''UNUM OVILE, UNUS PASTOR''
DO SANTO PADRE
BENTO
PELA QUAL SE CONVOCA O
I SÍNODO DOS BISPOS
Aos veneráveis irmãos Cardeais,
estimados irmãos Bispos,
saúde, paz e bênção apostólica.
Caríssimos irmãos, os recentes documentos da Igreja apresentam o episcopado como um Colégio sob a presidência do Sumo Pontífice, o Chefe visível da Igreja neste mundo. Cabe ao Episcopado em comunhão com o Sumo Pontífice o múnus de ligar e desligar uma vez que receberam este, enquanto Sucessores do Apóstolos, para participarem ativamente da vida da Igreja e das decisões que outrora devem ser tomadas para um futuro não muito longe.
Assim, em virtude da não realização de nenhum Sínodo dos Bispos nos pontificados anteriores e nem mesmo na história da Igreja, vejo por bem a necessidade de reunir este grande Colégio para juntos congregarmos e acertamos os próximos passos para a Santa Igreja no Habblive Hotel. De igual modo, ratifico a grande importância da participação dos Colégios: Cardinalício e Episcopal no que diz respeito aos trabalhos sinodais, uma vez que depois de um Concílio, essa é a maior missão do Colégio Episcopal quando solicitado pelo Papa.
Em virtude de todas essas necessidades urgentes e visíveis CONVOCO pela presente carta, o Sagrado Colégio dos Bispos para o I SÍNODO DOS BISPOS a ser realizado na Cidade Estado do Vaticano, nos primeiros dias do mês de Junho, com datas e calendário que deverá previamente divulgados pela Sagrada Congregação para os Bispos.
De igual modo, NOMEIO Sua Eminência Reverendíssima Dom Jorge Cardeal Orsini para o encargo de Relator Geral do Sínodo dos Bispos ao passo que lhe atribuo a responsabilidade de em comunhão conosco, preparar este Sínodo, bem como o Colégio Episcopal para que estejam intimamente ligados a esta missão apostólica.
Neste momento, coloco a Igreja sob a proteção da Bem-aventura e sempre Virgem Maria, para que derrame sobre nós o seu amor maternal e interceda pelo Colégio Episcopal afim de que sejamos guiados a tomar sábias decisões ao que compete ao Sínodo dos Bispos.
Paternalmente, em Cristo Jesus;
+ Bento Pp.
Pontifex Maximus