Este site não pertence à Igreja Católica. Somos uma representação da Instituição em um jogo virtual chamado Habblive Hotel.

Bula Pontifícia "Igreja Santa" - Pela qual se fecha a Arquidiocese de Manaus

 

JÚLIO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS,
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA.

PELA QUAL FECHAMOS A
ARQUIDIOCESE DE MANAUS

Aos diletos filhos que esta nossa Bula obtiverem conhecimento, saúde e paz!

Da Cátedra de São Pedro, que por providência divina recebemos, voltamos nossos olhares aos serviços da Santa Igreja e todas as suas necessidades, nesta esfera em que habitualmente vivemos.

Chegam constantemente até esta Sé demandas e reclamações do andamento do trabalho pastoral desenvolvido na circunscrição eclesiástica de Manaus. Além da falta de compromisso com múnus sacerdotal por parte de muitos, parte do clero manauense parece carecer daquela mínima maturidade e discrição de juízo necessárias aos pastores. Parece que a evangelização tem ficado em segundo plano, sendo mais constantes o espírito de competição, o autoritarismo, os julgamentos temerários.

Portanto, visando separar as ovelhas dos lobos que atentam contra a Santa Mãe Igreja com suas atitudes hostis, DECRETAMOS o FECHAMENTO da Arquidiocese de Manaus e ORDENAMOS a transferência imediata de todos os clérigos outrora incardinados nesta Arquidiocese para a Diocese de Roma.

O atendimento pastoral do povo brasileiro não ficará prejudicado, sendo nomeado os assistentes eclesiásticos necessários para esta porção do povo de Deus, concentrando-se no recém dedicado Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Provemos ainda, para os encaminhamentos mais urgentes e adequações que serão necessárias em Roma, o Eminentíssimo Dom Karim Card. Steves para o ofício de Vigário Geral para a Diocese de Roma.

Agradecemos os trabalhos e os esforços desenvolvidos pelo então Bispo Diocesano, D. Gabriel Souza e aos Padres que labutaram nesta circunscrição particular, rogando que os atuais sigam trabalhando na nova localidade, de acordo com nossas determinações.

Dado em Roma, junto de São Pedro, aos 24 dias do mês de março do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro do meu Pontificado.

+ Júlio Pp.
Bispo de Roma