PELA QUAL CRIAMOS A
"É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1). Da Cátedra de São Pedro, que por providência divina recebemos, voltamos nossos olhares aos serviços da Santa Igreja e todas as suas necessidades, nesta esfera em que habitualmente vivemos.
A cada tempo, o surgimento de novas necessidades pastorais, fazem com que tenhamos que ampliar os nossos horizontes da ação evangelizadora da Igreja. O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica "Querida Amazônia" fez transparecer para toda a Igreja a urgente necessidade de uma Igreja que esteja atenta às mais diferentes necessidades de todos os seus filhos.
"Tudo o que a Igreja oferece deve encarnar-se de maneira original em cada lugar do mundo, para que a Esposa de Cristo adquira rostos multiformes que manifestem melhor a riqueza inesgotável da graça. Deve encarnar-se a pregação, deve encarnar-se a espiritualidade, devem encarnar-se as estruturas da Igreja" [1].
"A luta social implica capacidade de fraternidade, um espírito de comunhão humana. Então, sem diminuir a importância da liberdade pessoal, ressalta-se que os povos nativos da Amazónia possuem um forte sentido comunitário. Vivem assim «o trabalho, o descanso, os relacionamentos humanos, os ritos e as celebrações. Tudo é compartilhado, os espaços particulares – típicos da modernidade – são mínimos. A vida é um caminho comunitário onde as tarefas e as responsabilidades se dividem e compartilham em função do bem comum. Não há espaço para a ideia de indivíduo separado da comunidade ou de seu território». Estas relações humanas estão impregnadas pela natureza circundante, porque a sentem e percebem como uma realidade que integra a sua sociedade e cultura, como um prolongamento do seu corpo pessoal, familiar e de grupo" [2].
Diante disso, Olhando para a necessidade da Igreja na Amazônia, considerando as várias mudanças estruturais que vem sendo realizadas por meio desta Sé Apostólica, situada no Habblive, DECRETO que a atual província eclesiástica situada no Xingu, em razão de seus desdobramentos geográficos, pastorais e do crescente número de fiéis, seja erigida como PRELAZIA de modo que sejam assegurados os serviços missionários que urgem nesse contexto pastoral.
Diante disso, respeitando o parecer dos irmãos no episcopado, nomeamos o Excelentíssimo Sr. Bispo D. Miguel Dolezzio como Prelado desta recém-criada Prelazia, com todos os direitos e deveres consignados no Código de Direito Canônico, a fim de conduzir essa parcela do povo de Deus.
Por fim, suplicamos pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, patrona desta Igreja local, que derrame calorosas bênçãos sobre o povo amazonense.
Revogam-se as decisões em contrário.
Dado e Passado em Manaus, aos 10 dias do mês de fevereiro do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro de nosso Pontificado, dentro do I Congresso Eucarístico Internacional do Habblive.
[1] FRANCISCO, Exortação Aposólica "Querida Amazônia", 6.
[2] FRANCISCO, Exortação Aposólica "Querida Amazônia", 20.